Natural de São Luís, Ana de Nazaré Pereira Silva Macedo Mendonça, a “Ana do Gás”, tem 40 anos, é casada e mãe de dois filhos. De origem humilde, Ana nasceu e cresceu no bairro do Diamante, em São Luís. Estudou no colégio Raimundo Corrêa durante o Ensino Fundamental até à conclusão do Ensino Médio, no tradicional Liceu Maranhense. Começou a trabalhar aos 16 anos no setor comercial, como vendedora em uma loja de joias e óculos.
Sua trajetória política teve início no município de Santo Antônio dos Lopes, na região central do estado, onde foi primeira-dama municipal por 8 anos.
Embora não sendo natural de Santo Antônio dos Lopes, Ana adotou a cidade como sua terra natal. Em 2014, recebeu o título de Cidadã Santo-Antoense e, em razão de seu orgulho e apreço pela região, recebeu o apelido de Ana do Gás. A cidade concentra uma das maiores jazidas de gás natural do continente.
Em 2014 foi eleita deputada estadual em sua primeira candidatura, alcançando a incrível marca de 80 mil votos. No parlamento, conseguiu direcionar recursos para as áreas de saúde, educação e infraestrutura por meio de emendas parlamentares, bem como vários projetos aprovados em benefício da população maranhense.
Ainda no seu primeiro mandato, presidiu a Comissão de Meio e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa. À frente da Comissão, Ana Mendonça contribuiu com os debates na luta pela criação da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba. Em 17 de dezembro de 2015, a Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Requerimento nº 759/2015, da deputada Ana do Gás, que possibilitou a votação do Projeto de Lei nº 207/2014, de autoria do Poder Executivo, que criou o Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
Nas eleições de 2018, foi a única Deputada Estadual do Maranhão a conseguir a reeleição para o segundo mandato, alcançando mais de 44.000 mil votos. Em fevereiro de 2019, Ana Mendonça foi incumbida pelo Governador Flávio Dino a assumir o desafio de atuar como secretária de Estado da Mulher, de maneira a elevar e tornar ainda mais visível a causa feminina e seus desdobramentos, onde trabalhou incansavelmente durante um ano e meio em prol de políticas públicas para todas as mulheres do Estado. Em 2020, decidiu retornar ao Legislativo Estadual.
Porém, desde quando assumiu seu primeiro mandato em 2015, a deputada vem lutando cada vez mais pelos direitos das mulheres maranhenses e, focada em fortalecer os programas e metas prioritárias na Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Ana do Gás retomou posse como titular da SEMU em outubro de 2021.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO
SECRETARIA DE ESTADO DA MULHER – SEMU 2021
SECRETÁRIA DE ESTADO
ANA DE NAZARÉ PEREIRA SILVA MACEDO MENDONÇA
SECRETÁRIA-ADJUNTA DA MULHER
ANTONIETA LAGO TEIXEIRA
CHEFE DE GABINETE
EMANUELLE DAYANA MILHOMEM DE SOUSA CUTRIM
CHEFE DA ASSESSORIA DE PLANEJAMENTO E AÇÕES ESTRATÉGICAS
EDIVANIA DE JESUS PEREIRA
CHEFE DA ASSESSORIA JURIDICA
KATCHELYNE ISABELLE DE CARVALHO FURTADO DO NASCIMENTO
CHEFE DA OUVIDORIA
TAMIRES CRISTINA MOREIRA RIBEIRO
CHEFE DA COMUNICAÇÃO
GLACYANE GALVÃO BERNARDES CRUZ
SUPERVISOR DE ATIVIDADES MEIO
HALLAYNE CORREA SOUZA
ASSISTENTE DE TRANSPORTE
RONALD PIMENTEL CUNHA
ENCARREGADO DO SERVIÇO DE RECURSOS HUMANOS
ANA CAROLINA DE JESUS FERNANDES PEREIRA
ENCARREGADO DO SERVIÇO FINANCEIRO
GISELLE PIMENTEL CUNHA
ENCARREGADO DO SERVIÇO DE INFORMÁTICA
HÉLIO MARCOS PAZ PEREIRA
PRESIDENTE DA COMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO
KRISLEINE BEZERRA GOMES
CHEFE DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO E ARTICULAÇÃO
ANA ROSA COLELHO SILVA
CHEFE DO DEPARTAMENTO DE PROJETOS ESPECIAIS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS
REBECA ALEXANDRE
CHEFE DO DEPARTAMENTO DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
PRISCYLA FREITAS DA SILVA
DIRETOR DO VIVA MULHER
DANIELE ALVES BARROSO
CASA DA MULHER MARANHENSE
DIRETORA: SIMONA SAMIA DO NASCIMENTO SOUSA DE AZEVEDO
DIRETORA-ADJUNTA: CLÁUDIA COSTA BARBOSA DA SILVA
DIRETORA-ADJUNTA: KELLY DELMONDES SANTANA
CASA DA MULHER BRASILEIRA
DIRETORA: SUSAN LUCENA RODRIGUES
Desenvolvimento © SEATI | www.seati.ma.gov.br